Barragens de captação de água mantém 100% de capacidade em Itu - CIS
15889
post-template-default,single,single-post,postid-15889,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.9,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive
 

Barragens de captação de água mantém 100% de capacidade em Itu

Aumento das chuvas nos primeiros dias de outubro favoreceram os reservatórios que abastecem a cidade.

O nível de água dos mananciais da cidade segue operando com 100% de sua capacidade em Itu (SP), informa a CIS – Companhia Ituana de Saneamento. A medição dos reservatórios realizada na última semana manteve os resultados apresentados desde a segunda quinzena de setembro.

Segundo o Clima Tempo, choveu 54,8 milímetros e esse volume elevou o nível das barragens de captação de água, que estão transbordando. No total, 1.144,7 mm de chuva foram registrados neste mês. Para os próximos 15 dias, há uma previsão de 62 mm, afirma a consultoria. Em 2017, já choveu em Itu 88% da média histórica anual que é de 1.300 mm.

As Bacias da Cidade
Hoje são oito bacias que registram capacidade total para o fornecimento de água para os moradores ituanos. Itaim, Taquaral/Pirapitingui, Braiaiá, Pau d´Alho, Gomes, São José, São Miguel e São Miguel/Varejão juntas acumulam 2.150.000 M³ de água, sendo que um M³ corresponde a 1000 litros.

De acordo com o superintendente da CIS, Vincent Menu, este volume de água disponível deve crescer ainda mais nos próximos meses. “A CIS está planejando obras de desassoreamento e recuperação de barragens para aumentarmos ainda mais a capacidade de abastecimento de Itu”, destaca o superintendente. Apesar do bom momento dos mananciais, Vincent faz um apelo. “Vale ressaltar que todo cidadão deve seguir economizando, por meio do uso consciente da água, para que o precioso líquido não falte nas torneiras de todas as casas”.