Água - CIS
15305
page-template-default,page,page-id-15305,page-child,parent-pageid-15355,_masterslider,_ms_version_3.9.9,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive
 

ÁGUA


Abastecimento de água

 

Um sistema de abastecimento de água deve fornecer e garantir à população água de boa qualidade em todos os sentidos físico, químico, biológico e bacteriológico, sem impurezas prejudiciais à saúde. Sendo assim sistema de abastecimento de água de Itu é constituído por unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. Abaixo segue as etapas do tratamento:

 

ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA

 

Em função das características físico-químicas da água, fornecida pelos mananciais, procede-se o tratamento da água em “Estações de Tratamento de Água” – ETAs.

 

1ª Etapa- Coagulação Nessa primeira etapa, são adicionados à água o policloreto de alumínio e a cal. Esses elementos vão propiciar a formação de flocos, na etapa seguinte, que é a da floculação.


2ª Etapa- Floculação 
Após a mistura rápida da etapa anterior procedemos a uma diminuição na velocidade de agitação da água através das pás giratórias nos tanques. A floculação é a principal etapa do tratamento de água e tem a finalidade de transformar as impurezas que se encontram em suspensão fina ou em solução, como bactérias, protozoários e plânctons em partículas maiores (flocos).

 

3ª Etapa- Decantação Os decantadores são tanques onde se procura evitar ao máximo a turbulência. A decantação é um processo dinâmico de separação de partículas sólidas suspensas na água, os flocos formados na etapa anterior tenderão a ir para o fundo do decantador.

 

4ª Etapa- Filtração O objetivo da filtração é separar as partículas e os microorganismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação. A remoção das partículas em suspensão na água ocorre devido à aderência dessas aos grãos de areia, sob influência de forças moleculares de adesão. Os filtros são constituídos de pedra, areia e carvão e a cada 40 horas são lavados para evitar o acúmulo de partículas, que dificultam o processo de filtragem.

 

5ª Etapa CLORAÇÃO – É a adição de cloro na água, visa dar segurança ao produto para remoção completa de bactérias que ainda possam existir.

 

FLUORETAÇÃO – Colocação de flúor na água. O objetivo desse processo é o de prevenir a cárie dentária infantil, utilizando-se o flúor.

 

CORREÇÃO DA ACIDEZ

A acidez deve ser corrigida e isso é feito adicionando-se cal hidratada na água.

 

RESERVAÇÃO

Após o tratamento a água segue para a reservação. Nesta etapa o reservatório tem como principal função operar como reguladores da distribuição da água.

 

REDE DE DISTRIBUIÇÃO

Aos reservatórios é ligada outra tubulação que conduz a água até os imóveis. Essa tubulação denominada rede de distribuição atravessa todas as ruas da cidade e é ela que possibilita que a água chegue até a torneira das casas.

 

CONTROLE DE QUALIDADE

Garantimos água de qualidade e dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação N. 05 de 28/09/2017. Possuímos um laboratório onde são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras de água coletadas por nossos funcionários em vários pontos da cidade.
Se tiver problemas com a água que chega em seu imóvel, contate-nos imediatamente. Para esclarecimento de dúvidas, utilize apenas nossos canais oficiais de comunicação.

 

Ciclo da água