Celebrando o Dia Mundial da Água programação especial foi realizada em Itu - CIS
19617
post-template-default,single,single-post,postid-19617,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Celebrando o Dia Mundial da Água programação especial foi realizada em Itu

Entre os dias 21 e 25 de março foi realizada programação especial de conscientização ambiental e preservação hídrica.

No dia 22 de março foi comemorado Dia Mundial da Água. Para celebrar esta importante data, uma programação especial foi realizada, sobre a necessidade de preservação hídrica e ambiental, por meio de debates e ações como a recuperação das nascentes e oficinas de reaproveitamento e reuso de água, promovidas através de parceria entre a CIS – Companhia Ituana de Saneamento e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A programação iniciou com a doação de mudas nativas para arborização urbana no saguão de entrada da Prefeitura. As cidades de Itu, Boituva, Sorocaba, Iperó e Votorantim realizaram ação onde mais de 500 mudas foram trocadas, entre os munícipios, o que permite ampliação e variabilidade genética das espécies.

Durante esta semana, mais de 200 mudas nativas foram plantadas na cidade, com participação dos alunos das escolas, E.E. “ Prof. Rogério Lázaro Toccheton”, Anglo – Itu e Emefei “Walter Frieridich”, onde tiveram acesso à educação ambiental, sobre vegetação local e mata ciliar. “Além de plantar, esses alunos voltam para escola e produzem relatórios sobre as atividades desenvolvidas, eles criam responsabilidade sobre o cuidado que nosso planeta necessita”, destacou Veronica Sabatino, secretaria de Meio Ambiente.

A programação também premiou representantes das empresas Starrett, Guarany, Pepsico e Heineken com diploma “Entidade Amiga das Águas”. Uma iniciativa que visa enaltecer entidades envolvidas com a preservação hídrica e ambiental do munícipio por meio de ações de sustentabilidade.  

A CIS, abriu as portas da ETA – Estação de Tratamento de Água, recebendo os alunos da EMEF “Prof. Marlize Calil”, para conhecer o processo de tratamento de água e realização de outras atividades, ensinado desde cedo a importância da água na vida humana. O CRAS – PROMAI, por sua vez, promoveu uma oficina sobre reaproveitamento e reuso da água estimulando o uso racional da água da chuva como alternativa de economia.

Mesmo com o final das atividades da Semana da Água, as ações continuam acontecendo na cidade. Não deixe de participar da Exposição “Tietê, um rio que deságua em mim”, enviando suas experiências afetivas, fotos, vídeos, histórias, contos e curiosidades que refletem memórias do Médio Tietê, pelo site https://itu.sp.gov.br/inscricoes/exposicaotiete/