Companhia Ituana de Saneamento comemora bons resultados em 2017 - CIS
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Companhia Ituana de Saneamento comemora bons resultados em 2017

Novas captações de água, recuperação de bacias e melhora efetiva no atendimento são destaques na nova gestão iniciada este ano.

A Companhia Ituana de Saneamento – CIS foi inaugurada em 02 de fevereiro de 2017. Na época, encontravam-se diversos problemas em estações de tratamento de água e esgoto (ETA/ETE), reservatórios, redes, e nos mananciais que abastecem a cidade. No entanto, o trabalho iniciado de forma imediata pela nova gestão resultou em grandes conquistas para Itu ao longo do ano.
Na parte operacional, a CIS garantiu a transição da gestão sem rupturas no abastecimento. Regularizou o abastecimento de água na Região do Pirapitingui aumentando a vazão na ETA 8 do Hospital, e na ETA 3 no Portal do Éden. Recuperou uma das represas na bacia do Gomes e também na bacia do Itaim. Reativou a captação de água da bacia do São José, e os poços da Fazenda Tietê. Instaurou medições periódicas dos mananciais, garantindo mais segurança no abastecimento. Iniciou o tratamento da água dos poços do Santo Antônio para abastecimento direto do condomínio Campos de Santo Antônio 2, eliminando o abastecimento por caminhão pipa. Por fim, iniciou um grupo de trabalho com várias secretarias municipais, visando melhorar a condição hídrica da bacia do Itaim.
Já na área comercial, a CIS adotou o novo sistema de gestão (Icolibra), permitindo o lançamento da Agência Virtual para cadastro de clientes, emissão de contas, verificação do histórico de consumo, atualização do endereço da entrega de cobranças, emissão de certidões (positiva/negativa) de débitos e também simulação de cálculos da conta de água. Também concluiu o credenciamento de fornecedores para caixa de hidrômetro, que será comprada diretamente pelo munícipe nas lojas de materiais de construção. Além disso, a autarquia fechou convênio com os principais bancos para arrecadação e pagamento das contas de água.
Ainda há mais destaques, como a realização do primeiro Concurso Público, anúncio do segundo edital e a admissão dos primeiros servidores da CIS. Foram 44 contratados. A CIS também ampliou seus canais digitais (site/Facebook) para divulgar informações e agilizar o atendimento dos munícipes. Filiou-se à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) e concretizou convênio com a agência reguladora ARES PCJ, que fiscaliza os serviços da autarquia em Itu.
“Iniciamos a gestão da CIS com um sistema bastante debilitado. No entanto, com muito trabalho, estamos colocando a casa em ordem. Conseguimos resultados bastante positivos neste ano e os desafios não param. Para os próximos anos, prevemos implantar de um programa de eficiência operacional focado em redução de perdas e eficiência energética, colocar em funcionamento uma nova ETE para o tratamento do esgoto da região do Pirapitingui, reformar todas as instalações de tratamento, bombeamento e reservação, além da construção de reservatórios e novas adutoras para melhorar a distribuição de água. Além disso, iremos melhorar ainda mais o atendimento ao munícipe, com instalação de totens de atendimento nos postos presenciais, a fim de reduzir filas e agilizar processos. A CIS trabalha em prol do cidadão ituano e estamos sempre à disposição para ouvir os munícipes”, destaca Vincent Menu, superintendente da CIS.