Companhia Ituana de Saneamento e Prefeitura de Itu ampliam fiscalização contra o desperdício de água
Diante da pior estiagem dos últimos anos, viaturas
percorrerão bairros e multas podem ser aplicadas. O uso da mangueira para
lavagem de carro ou quintal é considerado infração.
A CIS – Companhia Ituana de Saneamento e a Prefeitura de Itu intensificarão
o serviço de fiscalização e orientação aos munícipes para evitar desperdícios
de água na cidade. Diante do cenário de chuvas escassas e temperaturas altas,
que antecedem a pior seca dos últimos anos, a colaboração da população é
fundamental.
“Seguimos trabalhando para manter o abastecimento da população. Apresentamos obras e medidas preventivas nas últimas semanas. No entanto, apenas com a união do poder público com as pessoas poderemos superar este período difícil de estiagem”, pontua Reginaldo Santos, superintendente da CIS.
A partir do dia 17 de maio, mais viaturas percorrerão bairros e multas podem ser aplicadas. As situações mais visíveis de desperdício, como lavagem de calçadas e carros com mangueiras são consideradas infrações. Cidadãos também podem denunciar desperdícios de água por meio das páginas da CIS e Prefeitura de Itu, no Facebook, ou pelo telefone 0800 722 4827, ou WhatsApp (11) 94354-0219.
“Lembrando que a fiscalização continua como forma de educar e coibir quem ainda desperdiça água. A gente também pede a colaboração de todos a fim de evitar outras situações do dia a dia como escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças com a torneira aberta, banhos demorados, entre outros”, finaliza Santos.
Multas
Atualmente o valor da multa aplicada aos infratores é de 10% do valor da próxima conta de água. Desde o início dos trabalhos de fiscalização, os bairros com mais registros de desperdício de água são: Altos de São José, Itu Novo Centro, Cruz das Almas, São Camilo, Liberdade, Santa Terezinha e Parque Industrial.