Companhia Ituana de Saneamento lança campanha "Cada Gota Conta" para promover o consumo consciente de água - CIS
17055
post-template-default,single,single-post,postid-17055,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive
 

Companhia Ituana de Saneamento lança campanha “Cada Gota Conta” para promover o consumo consciente de água

Estrelada pelo basquete feminino Ituano, as atletas farão ações em escolas e durante os jogos da equipe por um ano. Autarquia também vai intensificar divulgação de informações e dicas para a população durante o período de estiagem deste ano.

Em dois anos de atuação em Itu, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento garantiu segurança hídrica para abastecimento da população. Várias obras como Sistema Mombaça, novo reservatório, ativação de poços e troca de redes possibilitaram ao município atingir um patamar inédito nesta questão. No entanto, promover o consumo consciente de água é fundamental mesmo com a situação sob controle. Com o início do período de estiagem deste ano, a autarquia está lançando em março a campanha “Cada Gota Conta”, estrelada pelo basquete feminino Ituano. As atletas farão ações educativas em escolas municipais e estaduais da cidade e também durante os jogos da equipe. A CIS ainda vai divulgar peças publicitárias em importantes veículos de comunicação e irá inserir mais informações nos canais da companhia e da prefeitura para enaltecer a importância de se economizar água.
“A campanha foi baseada na emoção, na garra e no suor. Por isso tivemos a ideia de incluir as atletas do basquete ituano nesta ação. Precisamos destacar o quanto a água é valiosa para nossa vida e que cada gota do suor e do esforço de cada um é importante na economia de água. Nós fazemos a nossa parte com trabalho e a população pode fazer a sua com consumo consciente”, explica Vincent Menu, superintendente da CIS.

Faça a sua parte – É fácil economizar água com adoção de hábitos simples. Destaca-se fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos, lava a louça ou escova os dentes; dispensar o uso de mangueira e adotar balde, vassoura e panos para lavar quintal, calçadas e veículos; reparar torneiras com vazamento; reaproveitar a água da máquina de lavar para limpeza; regar plantas no início da manhã ou à noite; entre outras atitudes simples, mas de grande valor.

Fiscalização- Assim como ocorreu durante a estiagem em 2018, no mesmo período deste ano haverá uma intensa fiscalização contra o desperdício de água em Itu. A equipe de fiscais da Prefeitura de Itu poderá, a partir da próxima segunda-feira (25/03), notificar quem desperdiçar água. Nos casos de reincidência, serão aplicadas multas aos infratores, seguindo as diretrizes da Lei Municipal Nº 1078/2009 que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso. São consideradas infrações: lavar calçada com o uso continua de água; molhar ruas continuamente; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d´água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; e lavar veículos com uso contínuo de água, excetuando-se os casos de lava-jatos, que deverão possuir sistema que reduza o consumo de água ou que permita a sua reutilização, item este a ser verificado quando do seu licenciamento.
A população também poderá denunciar desperdícios de água por meio das páginas da CIS e Prefeitura de Itu, no Facebook, ou pelo telefone 0800 722 4827. “Promover o consumo consciente de água não depende do volume de chuvas de nossa cidade ou de nossa segurança hídrica. É um exercício de cidadania e respeito às próximas gerações”, finaliza o superintendente da CIS.