Prefeitura de Itu e CIS iniciam obras do Sistema Pirajibu e fazem ajustes na distribuição de água no Pirapitingui - CIS
17291
post-template-default,single,single-post,postid-17291,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 

Prefeitura de Itu e CIS iniciam obras do Sistema Pirajibu e fazem ajustes na distribuição de água no Pirapitingui

A execução dos trabalhos – que também incluem a setorização da região – terá impacto no abastecimento de munícipes em 15 bairros durante alguns dias. Nova captação resolverá em definitivo a questão da água na região.

A Prefeitura de Itu e a CIS – Companhia Ituana de Saneamento iniciaram os trabalhos para concluir o Sistema Pirajibu. A nova operação atenderá toda a região do Pirapitingui, beneficiando cerca de 40 mil munícipes. A obra contempla construção de casa de bombas, cabine elétrica e conclusão de 2,2 quilômetros de duas adutoras, sendo uma tubulação para passagem de água bruta e outra para distribuição de água tratada. Serão mais 117 litros por segundo de água para o abastecimento dos munícipes, em qualquer período do ano. Além disso, a autarquia municipal também fará a setorização de toda a rede de distribuição do Pirapitingui, garantindo mais eficiência no sistema.

De acordo com o Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, a execução das obras do Sistema Pirajibu vai impactar o abastecimento da população em alguns dias.  “Desde março deste ano estamos aguardando a liberação dos recursos para realizarmos mais esta obra no Pirapitingui. Com o contrato assinado no dia 09 de outubro, não poderíamos perder mais tempo.  As obras começam imediatamente. Teremos transtorno em alguns dias, mas com muito trabalho e coragem superaremos mais este desafio”, pontua Gazzola.

O superintendente da CIS, Vincent Menu, acrescenta que economizar água será fundamental neste período de trabalho. “Estamos em obras e por isso serão necessários alguns dias de desconforto no abastecimento de água, com interrupções de segunda à sexta-feira”, explica. “Estamos fazendo a nossa parte e contamos com a participação da população para utilizar a água de forma consciente. Somente assim, o impacto das obras será menor nos imóveis”.

Os bairros que serão beneficiados pelo Sistema Pirajibu e terão alterações no abastecimento durante as obras são: Cidade Nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Hospital do Pira, Alpes, CDM, AME, Portal do Éden, Village Castelo e City Castelo.

“Na semana do dia 13 de outubro faremos sondagens e medição de pressão em vários trechos da adutora do Sistema Pirajibu; troca do registro do reservatório do Jardim Europa; instalação dos primeiros registros da setorização e adequação das bombas do recalque São Miguel. Por esta razão, será necessário rodízio de abastecimento de água a cada 24 horas em duas regiões. Região 01: Cidade Nova e Novo Mundo. Região 02: Jardim Europa, Vila Martins, Jardim União, Vila Vivenda e Penha de França. Vamos anunciar às sextas-feiras a programação das ações e seu impacto no abastecimento”, afirma o superintendente da CIS.

“Pedimos desculpas pelo transtorno, mas estamos trabalhando para resolver de forma definitiva a questão da água no Pirapitingui”, conclui Gazzola.