Prefeitura de Itu e CIS lançam documentário "História do Abastecimento de Água em Itu e as Conquistas para a Cidade" - CIS
19335
post-template-default,single,single-post,postid-19335,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.7,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive
 

Prefeitura de Itu e CIS lançam documentário “História do Abastecimento de Água em Itu e as Conquistas para a Cidade”

Vídeo traz esclarecimentos sobre o atual período de estiagem, a mais severa dos últimos 91 anos. Apresentações para munícipes e alunos serão feitas durante a Semana da Árvore, entre os dias 20 e 24 de setembro.

Uma crise hídrica atinge grande parte do Brasil – em especial o interior do Estado de São Paulo. Ela é resultado da maior seca em 91 anos e tem reflexo no dia a dia de todos nós, levantando uma série de dúvidas:  “O que está acontecendo com o clima? “; “O que já foi feito para amenizar esta situação?”; ou “Porque Itu vive um momento difícil, no entanto, bem diferente ao caos vivido em 2014?”. Para abordar esta discussão sobre o assunto, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, apresentam o documentário “História do Abastecimento de Água em Itu e as Conquistas para a Cidade”. A divulgação faz parte da programação da Semana da Árvore, que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro.

Alunos da rede municipal de ensino assistirão o documentário, com duração de 23 minutos, nas escolas. As primeiras apresentações ocorrem para os 1200 alunos da Rede Saber na segunda-feira (20/09). Já os munícipes poderão acompanhar o material divido em três episódios nas redes sociais da Prefeitura de Itu e da CIS nos dias 20, 22 e 24 de setembro.

O documentário traz esclarecimentos importantes sobre a situação hídrica de Itu, com breve histórico sobre o abastecimento da cidade. A situação dramática vivida em Itu em 2014 também será relembrada, com apontamentos para filas para abastecimento, protestos e diversas irregularidades. O superintendente da CIS, Reginaldo Santos, participa do vídeo apresentando o trabalho e as conquistas da autarquia na distribuição de água da cidade desde 2017. Com a experiência de quem trabalhou com saneamento em Itu durante a crise de 2014, Santos aponta grandes avanços e explica porque a situação atual – apesar da estiagem histórica – é de segurança hídrica.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, destaca a importância da transparência e do diálogo com a população durante este período de seca e de rodízio no abastecimento. Para ele, o documentário corrobora com todas as informações já divulgadas pelos canais de comunicação da Prefeitura de Itu e da CIS. “As crises não são uma novidade para nosso governo. Elas sempre existiram, não causadas por ele. Mas nós nunca tivemos receio de enfrentá-las. Nos últimos cinco anos, temos feito um trabalho incessante e contínuo para resolver um problema de mais de 50 anos”, conclui Gazzola.