Primeira peça da Nova Estação de Tratamento de Água Rancho Grande chega a Itu - CIS
21792
post-template-default,single,single-post,postid-21792,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.10,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7,vc_responsive
 

Primeira peça da Nova Estação de Tratamento de Água Rancho Grande chega a Itu

Obra da Companhia Ituana de Saneamento é crucial para adequar a estação às demandas emergentes, principalmente com a chegada prevista de mais 600 litros de água bruta por segundo, provenientes do novo Sistema Utu-Guaçu.

Hoje (20/06) chegou a Itu a primeira peça que irá compor a nova Estação de Tratamento de Água ao lado das já existentes no bairro Rancho Grande. Esta é a primeira de 11 carretas que percorrerão quase 840 km de Capinzal (SC) até Itu (SP), trazendo os componentes necessários para esta importante obra.

A construção desta nova estação visa aumentar significativamente a capacidade de tratamento de água na cidade, com o equipamento projetado para processar até 140 litros de água por segundo. Com a integração desta nova estação às operações já em funcionamento, a capacidade total de tratamento da ETA Rancho Grande será ampliada de 600 para 740 litros por segundo.

De acordo com o superintendente da CIS – Companhia Ituana de Saneamento, Reginaldo Santos, essa obra é crucial para adequar a estação às demandas emergentes, principalmente com a chegada prevista de mais 600 litros de água bruta por segundo, provenientes do novo Sistema Utu-Guaçu, além das captações já existentes. “A chegada da primeira peça é um passo importante para o futuro da nossa cidade. Este projeto não apenas amplia a capacidade de tratamento de água, mas também reforça nosso compromisso com a modernização e a eficiência dos serviços de saneamento”.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, ressaltou a importância desta conquista para a cidade. “Esta nova estação de tratamento de água é mais uma importante obra realizada pela CIS em benefício da população ituana. É uma resposta direta a quem criticou, mas não conseguiu resolver a questão crucial da água na cidade. A ampliação da capacidade de tratamento é essencial para garantir o crescimento sustentável de Itu, atendendo às necessidades da população e melhorando a qualidade de vida”.

Histórico das Obras

A Estação de Tratamento de Água Rancho Grande está passando por um processo de ampliação e modernização desde 2018. As melhorias incluem construção de um novo reservatório com capacidade para três milhões de litros, instalação de macromedidores, implementação de quatro novos filtros, reforma de todos os filtros e decantadores, melhorias na infraestrutura civil e modernização do laboratório de análises.