Semana da Água 2019 tem inauguração de novo reservatório e apoio à preservação de nascentes - CIS
17060
post-template-default,single,single-post,postid-17060,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Semana da Água 2019 tem inauguração de novo reservatório e apoio à preservação de nascentes

Prefeitura de Itu e Companhia Ituana de Saneamento planejam diversas atividades entre os dias 18 e 23 de março em todo o município.

Para celebrar o dia 22 de março, marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da CIS – Companhia Ituana de Saneamento, realizará diversas atividades na intitulada “Semana da Água” compreendida entre os dias 18 e 23 de março.

Entre os destaques da programação está a inauguração do novo reservatório de água tratada, com capacidade para três milhões de litros, na Estação de Tratamento de Água da CIS no Rancho Grande. Agendada para o dia 22 de março, o evento ainda contempla o lançamento da nova campanha de o uso consciente de água da autarquia. “A inauguração desta obra é mais um reflexo do trabalho árduo da CIS para resolver os problemas de abastecimento de água em Itu. Seguimos fazendo a nossa parte e neste ano vamos, mais uma vez, pedir apoio da população na promoção do uso consciente deste bem tão precioso em nossas vidas”, diz o superintendente da CIS, Vincent Menu.

O trabalho de recuperação da Bacia Hídrica do Itaim, feito pela SMMA com apoio da CIS por meio do Programa Adote uma Nascente, também terá seu dia especial. No dia 18 de março, ocorre o plantio de mata ciliar na Fazenda Santo Antônio de Bela Vista, no bairro Itaim. Este programa alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de parcerias que visam ampliar serviços de restaurações ecológicas nas áreas rurais sem custo para os proprietários. “Queremos continuar incentivando investimentos para plantio de florestas e matas ciliares em nosso município, o que reduzirá a velocidade do assoreamento e melhorará a captação de água dos mananciais de forma significativa”, explica Eurízio Pallavidino, secretário do Meio Ambiente.

Confira abaixo a programação completa da Semana da Água 2019:

18/03

Programa Adote uma Nascente

9h00 – Plantio de Mata Ciliar na Fazenda Santo Antônio de Bela Vista – Bairro Itaim

17h30 – Curso para Professores – Conhecendo os Recursos Hídricos de Itu – Oficinas de Aprendizagem.

20/03

10h00 – Aprendendo com os mananciais de Itu – Jogo das Bacias Hidrográficas

CEA Villa – Centro de Educação Ambiental Miguel Villa

  1. Anthigio Cavaquini, 745 – Bairro Presidente Médici

15h00– Inauguração do Centro Permanente de Distribuição de Mudas Nativas do Bairro Pirapitingui

  1. Lençóis Paulista, 156 – Cidade Nova – Sede do Pq. Ecológico Chico Mendes

21/03

9h30– Oficina de Captação de água de chuva

Horta Comunitária – Filhos de Gaia e Jardim das Moringas

Av. Ernesto Rodrigues, 70 – Jd. União 

22/03

9h00 – Coletiva de Imprensa:  Campanha sobre Uso Consciente de Água e Inauguração do Reservatório de Água Tratada – 3.000.000 de litros

ETA – Estação de Tratamento de Água I

Rua Bartira, 300 – Vila Leis

13h30 – Atividades Culturais e Artísticas com o tema Água

Pq. Municipal Almeida Jr. – Av. do Parque, s/n – Jd. Paraiso I

23/03
9h00 –
Visita Monitorada com Professores – Sistema Mombaça

Programa Adote uma Nascente
10h00 –  Plantio de Mata Ciliar no Haras Ypiranga – Jacuhu: Parceria com a empresa Guarany