CIS promove consumo consciente de água no lançamento da Exposição Rios Voadores / História do Saneamento em Itu - CIS
16338
post-template-default,single,single-post,postid-16338,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

CIS promove consumo consciente de água no lançamento da Exposição Rios Voadores / História do Saneamento em Itu

Evento deu início às atividades da Semana da Água, organizada em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento participou ontem (20/03) do lançamento da Exposição Rios Voadores / História do Saneamento em Itu, organizada pela autarquia em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  A solenidade marcou a abertura da Semana da Água 2018 no saguão de exposições da Prefeitura de Itu. Autoridades e munícipes ainda prestigiaram a apresentação de um coral de crianças da Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber Itu.

“Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para nossos mananciais. Hoje as crianças são instruídas sobre a importância destes rios nas escolas”, explicou Célio Cotting, diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola elogiou o trabalho realizado em sala de aula com as crianças e enfatizou que elas serão as responsáveis pela preservação de nossos mananciais. “As crianças são as guardiãs do futuro. E quando falamos de futuro, falamos em água. As crianças irão lidar de forma direta com os debates sobre o consumo de água e serão as sucessoras de nossas ideias”, afirmou. Gazzola também ponderou que “água” ainda é um assunto traumático para a cidade de Itu, por conta da crise hídrica em 2014. “Desde o dia 02 de fevereiro de 2017 começamos a enfrentar este problema com a criação da CIS. Dizer que está tudo resolvido não é uma verdade. Mas dizer que estamos trabalhando com investimentos, força e dedicação, isso eu posso garantir”.

O superintendente da CIS, Vincent Menu, destacou o trabalho da prefeitura e da CIS para melhorar o abastecimento de água e erradicar problemas e convidou os munícipes para fazer a sua parte. “A Semana da Água é uma oportunidade para mobilizar a sociedade sobre a importância do consumo consciente de água. Precisamos mudar nosso comportamento e preservar este bem tão valioso. A CIS está trabalhando. Estamos construindo novos reservatórios e adutoras para melhorar a distribuição e a reformando todas as instalações de tratamento de água. Mas todo o trabalho que é feito em conjunto tem mais chances de sucesso”, finalizou.

Em tempo, a Exposição Rios Voadores / História do Saneamento em Itu permanece no saguão de exposições da prefeitura até o dia 26 de março.

Contexto- O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, em razão disso a Prefeitura de Itu, por meio da Companhia Ituana de Saneamento e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realiza atividades de 20 e 24 de março. O objetivo é promover a conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Os eventos visam debater, educar e incentivar o consumo consciente de água e a recuperação das nascentes.