
ARES-PCJ detalha dados para cálculo de tarifa
A CIS recebeu em seu auditório na sexta-feira (07) os novos integrantes do Conselho de Regulação e Controle Social do Saneamento Básico de Itu (CRCS). A atividade também serviu para apresentar o parecer consolidado da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), que deve delimitar o futuro valor da tarifa de água na cidade.
Os novos membros do CRCS tiveram acesso ao levantamento feito pela ARES-PCJ, que compara os dados contábeis de receitas e custos/despesas, bem como os cálculos do custo médio praticado, da tarifa média atual e da tarifa média necessária no futuro que a CIS precisará adotar para ter equilíbrio em suas operações.
Já neste primeiro encontro, coube ao conselho de forma consultiva avaliar o relatório, aceitando ou não as suas conclusões. A atividade foi concluída com a aprovação pelos conselheiros do estudo, apresentado pelo diretor técnico-operacional da agência reguladora, Carlos Roberto Belani Gravina.
As contas de água e esgoto da CIS em Itu serão reajustadas, a partir do mês maio em 4,9%. A correção do valor foi indicada e aprovada pela ARES-PCJ e vale para todas as categorias (residencial, comercial e industrial) e faixas de consumo.