CIS e COMAREI fecham parceria para coleta de óleo e itens recicláveis em Itu - CIS
16737
post-template-default,single,single-post,postid-16737,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

CIS e COMAREI fecham parceria para coleta de óleo e itens recicláveis em Itu

Ação visa preservar rede de esgoto da cidade com difusão de informações nos canais da autarquia municipal e na organização de palestras em bairros. O descarte inadequado de objetos pode entupir encanamentos e gerar desconforto para a população.

Para preservar a rede de esgoto em Itu, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento fechou uma parceria inédita com a COMAREI – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu para coleta de óleo e itens recicláveis. Com isso, a autarquia municipal espera reduzir os danos causados no sistema pelo descarte inadequado de objetos que geram obstruções na rede e desconforto para a população ituana.
De acordo com o superintendente da CIS, Vincent Menu, a ação vai corroborar o bom trabalho já feito pela COMAREI a 18 anos e terá três frentes. A primeira é a informação. A CIS ampliará a divulgação sobre a coleta seletiva e a importância do descarte correto de óleo e materiais recicláveis em seus canais de comunicação e na imprensa. A segunda é o atendimento. A companhia passará informações aos munícipes sobre o calendário de coleta de itens feito pela COMAREI semanalmente em todos os bairros da cidade. Por fim, a terceira é a conscientização. Serão marcadas reuniões com presença da CIS, COMAREI e população para apresentação de palestras e entrega de material.

“Apenas 50 ml de óleo de cozinha provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazená-lo em garrafas PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro. Você pode doar as garrafas para a COMAREI”, alerta Menu. “Já o descarte de objetos como brinquedos e embalagens estão entre os objetos que costumam ser jogados no vaso sanitário, valetas e pias. Isso só aumenta o risco de entupimento de redes de esgoto, mau cheiro e outros desconfortos para a população. Precisamos agir com mais consciência e dar a destinação correta aos nossos resíduos”.

Menu ainda informa que a partir do dia 1º de outubro, os colaboradores da CIS que atuam nos postos de atendimento presencial, callcenter e Facebook poderão divulgar o calendário de coleta de óleo e objetos reciclagem. Basta o munícipe entrar em contato.

Sobre a COMAREI
Fundada no ano 2000, a COMAREI – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu – tem como objetivos o cooperativismo, a capacitação e a profissionalização dos catadores como agentes da limpeza e proteção ambiental. Atende 70 famílias através da coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis às indústrias recicladoras. Tem uma ação inovadora por ser a responsável pela coleta seletiva de lixo em toda cidade de Itu, sendo referência em todo Brasil.