CIS faz maior investimento em saneamento da história no Distrito do Pirapitingui em Itu - CIS
17069
post-template-default,single,single-post,postid-17069,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

CIS faz maior investimento em saneamento da história no Distrito do Pirapitingui em Itu

Autarquia apresenta pacote de obras inédito que inclui nova captação de água bruta, melhorias nas operações de tratamento e distribuição, e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento fará o maior investimento da história no sistema de abastecimento e distribuição de água e também na rede de esgoto no Distrito do Pirapitingui, em Itu. Ainda no primeiro semestre de 2019, a autarquia vai atuar em várias frentes para melhorar de forma definitiva a situação do saneamento da região e algumas obras já começaram. A companhia está trabalhando em melhorias da Estação de Tratamento de Água do Pirapitingui, que envolvem a construção da nova cabine elétrica – para o tratamento e a distribuição funcionarem em capacidade plena -, e a reforma e instalação de novos equipamentos nos filtros e decantadores – para melhoria da qualidade e da vazão.

Também serão feitos investimentos em captações de água, incluindo a nova captação ‘Pirajibu’ e o desassoreamento da represa São Miguel. “Com o novo manancial, teremos mais 117 litros por segundo de água para o abastecimento dos munícipes da região. Por ser uma captação perene, agora o Pirapitingui terá a mesma segurança hídrica que o Sistema Mombaça trouxe para a região central de Itu”, destaca o superintendente da CIS, Vincent Menu.

Segundo a autarquia, o sistema de coleta e tratamento de esgoto também serão contemplados neste pacote inédito de obras. Serão construídos três emissários, um deles com travessia sob a Rodovia Castelo Branco, que interligarão o Distrito do Pirapitingui, Portal do Éden, City Castelo e Village Castelo à Estação de Tratamento de Esgoto Pirajibu. Ainda é pleiteado junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO a reforma do emissário de esgoto Taperá, com 2,2 quilômetros de extensão. A finalização das elevatórias de esgoto Sabiá e Taperá também estão confirmadas.

“Desde que assumimos a gestão da CIS, estivemos reunidos com moradores do Distrito para ouvir seus anseios e demandas. Hoje temos um pacote de obras completo que certamente vai melhorar a qualidade de vida dos munícipes em 2019”, finaliza Menu.