CIS usa os primeiros 100 dias de 2025 para arrumar a casa - CIS
22761
post-template-default,single,single-post,postid-22761,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.10.7,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-8.2,vc_responsive
 

CIS usa os primeiros 100 dias de 2025 para arrumar a casa

No dia 10 de abril, completaram-se os primeiros 100 dias do novo ciclo de gestão da Companhia Ituana de Saneamento (CIS). Neste período, o desafio da nova diretoria foi realinhar processos e reestruturar, principalmente, os serviços de manutenção da rede de água e esgoto que trouxeram transtornos à população desde o ano passado.

Para dar transparência e atenção ao interesse público sobre o que foi planejado, viabilizado ou executado até o momento, a CIS realizou um levantamento inicial de algumas das ações desenvolvidas até a data referencial completada na última quinta-feira, 10 de abril.

Após herdar poucas equipes de 2024 e um contrato de serviços no fim, a Companhia iniciou a reestruturação dos serviços de manutenção e, em março, começou o processo que busca diminuir nos próximos meses a fila de solicitações para reparos da rede de água e esgoto de Itu, buscando a futura normalização deste trabalho contínuo.

A CIS também retomou em março o calendário de visitas guiadas pelas suas instalações, com apresentação de estruturas e palestra sobre o ciclo da água, bem como a reformulação da exposição da Companhia à comunidade, com elementos técnicos e não de viés político que agora compõem o material apresentado a alunos e visitantes.

Em abril, foi entregue internamente o esboço do primeiro Plano de Perdas de Água da história de Itu, que agora entra numa segunda fase, que deve culminar com a votação do plano final pela Câmara Municipal, ainda no primeiro semestre de 2025. Projeto que permitirá captar novos recursos externos para investimentos no Saneamento da cidade, principalmente para conter o desperdício dos recurso hídricos tratados pela autarquia.

A Companhia também vem dando continuidade, desde que a nova administração assumiu, a todo o processo de instalação elétrica e demais estruturas periféricas que garantirão a conclusão da unidade de captação Utu-Guaçu, que será o principal sistema de obtenção de água do município, com 100% da operação a partir de junho deste ano.

Por fim, ainda em abril, a CIS consolidou o processo de adoção de novos protocolos para a ativação dos 120 macromedidores instalados na infraestrutura de distribuição de água (até então não funcionais). Isso permitirá, a partir dos próximos meses, aferir, medir ou avaliar com exatidão toda a operação e gestão dos recursos hídricos à disposição da Autarquia, o que deve ajudar na redução do índice local de perdas.

Estas são algumas das ações inicias da nova gestão da Companhia que, ainda em 2025, apresentará projetos como o Posto Avançado na Subprefeitura do Pirapitingui, Equipes 24h de Manutenção, dentre outras ações para aumentar e qualificar o serviço tão essencial para o ituano que é o abastecimento e saneamento que garantirá o progresso contínuo da cidade.