Companhia Ituana de Saneamento anuncia construção da Nova Represa Braiaiá - CIS
19514
post-template-default,single,single-post,postid-19514,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.4,vc_responsive
 

Companhia Ituana de Saneamento anuncia construção da Nova Represa Braiaiá

Após rompimento do manancial, ações emergenciais mantiveram captação de água na represa que será desassoreada e receberá barramento mais alto. Com isso, capacidade de reservação de água bruta será triplicada.

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento segue com as obras necessárias para garantir o abastecimento de água para todos e anuncia a construção da Nova Represa Braiaiá. Após fatalidade da natureza, que culminou no rompimento de barragem no manancial, a autarquia promoveu ações de estaqueamento para desvio e represamento da água. Desta forma, é possível operar a captação com até 40 litros de água por segundo. Agora, inicia-se o trabalho de construção de uma nova barragem – com 1,5 metros a mais que o antigo barramento. E também, faremos o desassoreamento da represa – que terá mais 2,5 metros de profundidade. Com isso, capacidade de reservação de água bruta será triplicada.

“Por meio de análise técnica, pudemos aproveitar de uma fatalidade para ampliar a capacidade desta represa por meio de desassoreamento e da construção de nova barragem. Os projetos já estão em andamento. Diante de uma crise, é preciso enxergar novas oportunidades de trabalho. A CIS promove ações com benefícios de longo prazo para a população”, explica Reginaldo Santos, superintendente da CIS.

A Represa do Braiaiá é uma das mais antigas captações de água em Itu. Em 2022, completa 101 anos. No local, é possível extrair até 110 litros de água por segundo até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Além disso, existe um sistema de poços ao lado do manancial que presta suporte para abastecimento dos bairros Campos de Santo Antônio 1, Santa Laura, Residencial Primavera e Villagios d´ Itália.