Companhia Ituana de Saneamento apresenta nova campanha para promover o consumo consciente de água - CIS
19623
post-template-default,single,single-post,postid-19623,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Companhia Ituana de Saneamento apresenta nova campanha para promover o consumo consciente de água

Com período de estiagem chegando, a CIS intensificará divulgação de informações e dicas para a população. Ação é estrelada pelos atletas do Ituano Clube e incluem atividades na ETA Rancho Grande e durante os jogos das equipes. Fiscalização contra desperdícios continua.

Com o início do período de estiagem deste ano, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento lança a campanha “Vamos Fazer a Diferença no Uso da Água”, estrelada pelos atletas do basquete feminino, futdown, taekwondo e tênis de mesa do Ituano Clube. Ações educativas já são apresentadas para alunos de escolas municipais e estaduais de Itu na Estação de Tratamento de Água Rancho Grande e também durante os jogos das equipes. A autarquia ainda divulgará peças publicitárias em importantes veículos de imprensa e irá inserir mais informações nos canais de comunicação da CIS para enaltecer a importância de se economizar água.

“Estamos trabalhando e executando obras e serviços para melhorar distribuição, reduzir vazamentos e perdas de água. E agora, lançamos também uma importante campanha de conscientização com atletas do Ituano, que na vida e no esporte fazem a diferença”, explica o superintendente da CIS, Reginaldo Santos. “Precisamos destacar o quanto a água é valiosa para nossa vida. O esforço de cada um é importante na economia de água. Nós fazemos a nossa parte com trabalho e a população pode fazer a sua com consumo consciente”.

Santos lembra que em 2021, a cidade enfrentou a pior estiagem dos últimos 91 anos: “As obras inauguradas pela CIS evitaram o caos vivido no ano de 2014, sem protestos ou bombas. A cidade conseguiu manter um sistema de rodízio abastecido com água dos Sistemas Mombaça e Pirajibu, inaugurados pela companhia em 2018 e 2020, respectivamente. Contudo, a colaboração da população foi fundamental na questão da economia de água”, destaca.

Faça a sua parte – Pequenas atitudes do dia a dia podem contribuir e ajudar bastante. Algumas dicas de economia de água são muito importantes, como: reutilizar água da máquina de lavar ou do tanque para lavar quintais e calçadas geram uma economia de até 100 litros. Utilizar regadores ao invés de mangueira para molhar as plantas, também pode economizar até 100 litros de água. Banhos de 5 minutos gastam apenas 50 litros, enquanto um banho de 15 minutos gasta em média 150 litros.

Fiscalização – A fiscalização contra o desperdício de água e aplicação de multas está mantida em 2022. Reforçamos que as pessoas que não fizerem o uso consciente da água serão autuadas. O valor da multa é R$ 541,93 (preço de uma nova ligação de água).

São consideradas infrações: lavar calçada com o uso continua de água; molhar ruas continuamente; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d´água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; e lavar veículos com uso contínuo de água, excetuando-se os casos de lava-jatos, que deverão possuir sistema que reduza o consumo de água ou que permita a sua reutilização, item este a ser verificado quando do seu licenciamento.

A população também poderá denunciar desperdícios de água por meio da página da CIS no Facebook – /companhiaituanadesaneamento , ou pelo telefone 0800 722 4827.

“Promover o consumo consciente de água não depende do volume de chuvas de nossa cidade ou de nossa segurança hídrica. É um exercício de cidadania e respeito às próximas gerações”, finaliza o superintendente da CIS.