Companhia Ituana de Saneamento instala quatro novos filtros na Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande - CIS
19492
post-template-default,single,single-post,postid-19492,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.4,vc_responsive
 

Companhia Ituana de Saneamento instala quatro novos filtros na Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande

Cada equipamento tem capacidade para tratar até 150 litros de água por segundo e melhoram distribuição de água para mais de 120 mil munícipes.

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento inaugurou no dia 02 de fevereiro quatro novos filtros na Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Cada equipamento tem capacidade para filtrar até 150 litros de água por segundo. O investimento feito foi de R$ 5,45 milhões.

De acordo com o Superintendente da CIS, Reginaldo Santos, A ETA Rancho Grande estava no limite de suas operações, tratando até 600 litros de água por segundo. A instauração dos novos filtros permitirá melhor distribuição do processo de tratamento de água, com melhorias na qualidade e também redução de perdas. “A construção de mais quatro equipamentos permite aumentar a capacidade de tratamento de água de 600 para 900 litros por segundo. Contudo, antes de ampliar a vazão de tratamento da ETA, são necessários pequenos ajustes dentro da estação e também nas captações de água bruta”, explica.

Santos ainda pontua que ao otimizar a capacidade da ETA Rancho Grande, a CIS terá respaldo para enviar mais água tratada para os reservatórios de Itu em menor tempo.  “Atualmente, a ETA Rancho Grande é responsável pelo abastecimento de 80% da região central de Itu. Mais de 120 mil munícipes em cerca de 90 bairros serão beneficiados com esta obra”, destaca.

Projetos Futuros

A inauguração dos novos filtros na ETA Rancho Grande marca a primeira etapa de um projeto de ampliação que ainda contempla a construção de um novo reservatório de água, com capacidade para três milhões de litros; novos decantadores e reforma total do atual sistema de tratamento. Será instalada uma nova entrada da água bruta que vem de seis mananciais: Mombaça, Pau D´Alho, Braiaiá, São José, Fubaleiro e Gomes. Está igualmente prevista a reforma do sistema de reaproveitamento de água de lavagem de decantadores e filtros, para redução de perdas.