Companhia Ituana de Saneamento promove reforma de seis filtros na ETA Rancho Grande - CIS
21457
post-template-default,single,single-post,postid-21457,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.7,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive
 

Companhia Ituana de Saneamento promove reforma de seis filtros na ETA Rancho Grande

Trabalho segue projeto de ampliação e modernização da principal estação de tratamento de Itu, iniciado em 2018. Obras devem durar 30 dias e não impactam no abastecimento da cidade. 

Desde 2018, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rancho Grande vem se transformando para oferecer um serviço ainda melhor para a população ituana. O local já recebeu novo reservatório com capacidade para três milhões de litros; macromedidores e outros equipamentos para controle e redução de perdas; quatro novos filtros; e ainda concluiu reforma do sistema de parte dos filtros e decantadores. E a partir de hoje (13/03), o trabalho de modernização continua. Os últimos seis filtros da ETA Rancho Grande, que ainda não haviam passado por melhorias, serão reformados. Cada um destes equipamentos trata até 40 litros de água por segundo.

O trabalho, que deve durar 30 dias, contempla limpeza, impermeabilização e troca de materiais e/ou sedimentos utilizados no sistema de filtragem. Espera-se aumento de produtividade da estação durante o tratamento de água e melhoria da qualidade da água distribuída.

Reginaldo Santos, superintendente da CIS, pontua que estas obras não afetam o abastecimento de água. “Como já implementamos melhorias no sistema de filtragem na ETA Rancho Grande, incluindo a construção de novos filtros, podemos executar este trabalho de forma tranquila e sem impactos na distribuição”, disse.

Infraestrutura – Periodicamente a principal Estação de Tratamento de Água da cidade recebe manutenções preventivas de infraestrutura e pintura.  O superintendente da CIS conta que este trabalho está sendo feito desde o dia 15 de fevereiro deste ano. “Com a obra de infraestrutura e a reforma dos seis filtros que ainda não tinham passado por intervenções, concluímos mais uma etapa de melhorias na principal estação de água da cidade. E ainda teremos mais trabalho dentro da ETA em 2024”, conclui Santos.