Companhia Ituana de Saneamento responde dúvidas sobre as obras no Sistema Utu-Guaçu - CIS
21004
post-template-default,single,single-post,postid-21004,single-format-standard,_masterslider,_ms_version_3.9.9,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive
 

Companhia Ituana de Saneamento responde dúvidas sobre as obras no Sistema Utu-Guaçu

A CIS está trabalhando incansavelmente na melhoria do sistema hídrico da cidade.

Desde o início da atual gestão municipal, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento trabalha para melhorar o abastecimento de água em todo o município. Agora, a autarquia responde algumas dúvidas a respeito das obras no Sistema Utu-Guaçu.

Essa captação terá capacidade de fornecer até 600 litros de água por segundo em qualquer época do ano. Atualmente, a obra está em fase de aterramento dos tubos mas, desde 2017, a CIS segue trabalhando em diversos pontos da cidade.

Confira, abaixo, as respostas para algumas das perguntas mais comuns da população sobre o Sistema.

Por que os tubos não estão sendo guardados em galpões?
De acordo com a CIS, cada tubo tem sete metros de comprimento por um metro de diâmetro. Ao todo, são quase 23 km de tubulação compostos por quase dois mil tubos.

Por causa do volume, é praticamente impossível locar galpões que tenham capacidade de abrigar todo o material. Por isso, a CIS encontrou uma outra alternativa: estocar parte dos tubos em uma fazenda. São mais de 1.400 tubos que estão lá e uma pequena parte está no caminho da obra para ficar mais fácil, por uma questão de logística.

Onde é possível encontrar o cronograma das obras?
Todas as obras públicas têm uma prévia e, posteriormente, a execução. Ou seja, antes da obra começar efetivamente, muita coisa já aconteceu.

Atualmente, são três frentes de trabalho: duas estão nos assentamentos dos tubos, que já avançaram consideravelmente, e outra está lá no Rio Mombaça, que é onde vão ficar os motores potentes que vão trazer a água de lá até a ETA do Rancho Grande.

A previsão é que as obras sejam concluídas no início de 2024, mas o cronograma depende de vários fatores como, por exemplo, o clima. Porém, os prazos estão sendo cumpridos.

No site da Companhia Ituana de Saneamento você ainda encontra uma linha do tempo que mostra o passo a passo de todas as ações que estão acontecendo na cidade. Acesse e confira!

Por onde a tubulação do Sistema Utu-Guaçu vai passar?
Por toda a Estrada Pau D’Alho, chegando até a ETA do Rancho Grande.

A CIS afirma que, desde 2019, Itu atingiu o chamado equilíbrio hídrico. O problema é que, com as secas e as temperaturas atípicas, algumas crises afetaram a cidade. Mesmo assim, a autarquia garante atingir nosso objetivo.

Quantos quilômetros de tubulação já foram colocados?
A CIS assenta, em média, 20 barras de tubulação por dia, mas quer aumentar essa média. Até o final de agosto foram assentados 700 tubos, mas essa velocidade ainda vai aumentar.

A Companhia Ituana de Saneamento tem trabalhado a cada dia para resgatar integralmente o tratamento de água da cidade.