Itu recebe Prêmio “Governador André Franco Montoro”
A conquista do prêmio valida os esforços do município nas questões ambientais
Itu conquistou mais uma vez o Prêmio “Governador André Franco Montoro”, garantindo novamente a 1ª colocação no ranking da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, entre as 35 cidades que compõem a Bacia. Criado no âmbito do PMVA, o prêmio busca destacar os municípios que alcançaram melhores desempenhos nas diretivas do Programa Município Verde Azul.
Nesta quinta-feira (30/03), o prefeito Guilherme Gazzola, recebeu em seu gabinete a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino, que entregou ao chefe do Executivo o troféu conquistado graças às ações ambientais referentes ao ano de 2021. Estiveram presentes também o secretário de Obras, Eduardo Alves, o subprefeito da Zona Leste, Marcio Milano, o secretário adjunto de Segurança, Transito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Rovaldo Martins, o superintendente da CIS, Reginaldo Santos, e integrantes das secretarias de Turismo, Palmira Santos Gazzola e Cultura, Braz Junior, representando as demais pastas que contribuíram, por meio de ações sustentáveis realizadas no município, para conquista de mais um prêmio.
Para a secretária Veronica Sabatino, a conquista do prêmio valida os esforços para incluir as demandas ambientais atuais nas diversas secretarias. “O programa Município Verde Azul é muito importante para as politicas públicas ambientais das cidades, uma vez que, este assunto está cada vez mais em evidência. Receber esse troféu é muito satisfatório para que possamos, cada dia mais, buscar melhorias nas questões ambientais de Itu”, comentou.
A responsável pela pasta e a interlocutora do Programa, Valéria Rusticci, recebeu o prêmio das mãos do subsecretário do Meio Ambiente do Estado, Jônatas Souza da Trindade e do coordenador do Programa Município Verde Azul, André Luiz Fernandes Simas,
O Município Verde Azul avalia diretivas, dentre os quais são executados relatórios anuais das ações ambientais que o município desenvolveu durante o ano. As 10 diretivas do Programa são: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos, Uso do Solo e Educação Ambiental.