Mananciais - CIS
15303
page-template-default,page,page-id-15303,page-child,parent-pageid-15355,_masterslider,_ms_version_3.9.7,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive
 

MANANCIAIS


Mananciais são reservas hídricas ou fontes de água para abastecimento público e podem ser superficiais ou subterrâneas.

É de responsabilidade da CIS controlar a ocupação do solo e proteger os mananciais que fornecem água para o abastecimento. É de responsabilidade de todo cidadão manter limpas e preservadas as áreas no entorno dos mananciais.

A Estação de Tratamento de Água Rancho Grande é responsável pelo tratamento de água de 80% da região central da cidade. Esta ETA recebe água de seis mananciais:

  • Mombaça/Pau D´Alho (Sistema Mombaça – captação perene) 300 L/s;
  • Taquaral/Pirapitingui (Fubaleiro) 280 L/s;
  • Braiaiá 110 L/s;
  • Gomes 50 L/s;
  • São José 45 L/s;

A Estação de Tratamento de Água Itaim é responsável pelo abastecimento de 20% da região central da cidade. Esta ETA recebe água única e exclusivamente da barragem do Itaim. Nesta barragem são captados em média 110 L/s.

A Estação de Tratamento de Água Portal do Éden é a menor ETA do sistema e é responsável pelo tratamento de água que abastece os bairros Portal do Éden, Vila Martins, Alpes 1 e 2, Vila Vivenda, Condomínios City Castelo, Alphaville e Village Castelo.  Esta ETA recebe água de um único do manancial denominado Varejão- São Miguel e são retirados 31L/s.

A Estação de Tratamento de Água Pirapitingui é responsável por abastecer  os bairros Cidade Nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Hospital do Pira, Alpes, CDM e AME. A ETA recebe água de dois mananciais: São Miguel, com capacidade de 85 L/s e Sistema Pirajibu, captação perene, com capacidade para 117 L/s de água para tratamento.

As quatro ETAs tratam em média por dia um volume de 60.000 M³/dia.